quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tic-tac Tic-tac...

O relógio me atormenta. E o tempo não pára. O tempo corre, escorre por nossos dedos e não conseguimos detê-los em nossas mãos. O que fazer então?

Como usar o tempo a nosso favor?

Hoje parece que o tempo corre ainda mais rápido que nos tempos anteriores. Tudo está acelerado. Tudo acontece ao mesmo tempo e está acontecendo agora. O agora já foi e o ontem já era. Tudo deixa de ser.

Estou triste e estou cansada de correr. Triste porque estou sempre atrasada e pedindo desculpas por atrasos e contratempos, que muitas vezes não consigo resolver. Não estou acompanhando o tempo presente.

Por exemplo, hoje é o último dia para entrega da declaração de Imposto de Renda de 2013 na Receita Federal. Eu só consegui baixar o programa e fazer a declaração hoje ás 20h30.

Outro exemplo, em dezembro a minha câmera Nikon deu um problema e não consegui mais fotografar com ela. Logo depois ocorreu erro semelhante com a outra câmera, a Canon, e fiquei com as duas câmeras com defeito por todo esse tempo... sem fotografar e sem levá-las a conserto. No sábado eu decidi que iria levá-las na assistência técnica, que fica aqui pertinho de minha casa, mas longe do escritório, como saio cedo e chego tarde não conseguia levar as câmeras nos dias úteis. No sábado, apesar dos muitos compromissos que tinha naquele dia, eu determinei essa ação como uma tarefa obrigatória para aquela data. Finalmente consegui deixar as duas câmeras lá.O orçamento ficou pronto na terça-feira, o técnico ligou e autorizei o conserto,. Hoje à tarde as duas câmeras estavam prontas, mas eu não consigo chegar a tempo aqui no bairro (as 18h) nos dias úteis, tenho que deixar para o sábado, mas nesse sábado eu vou trabalhar. Tenho que esperar até o próximo sábado.

Fora essas coisas eu tenho muitas outras pendências, infinitas pendências. Acho que tenho um grande problema para administrar o tempo e ser produtiva.

Vi uma reportagem na segunda-feira no Jornal Nacional sobre "Produtividade no Brasil", explicando porque a produtividade do brasileiro é tão inferior a produtividade dos americanos e europeus. Se a produtividade do brasileiro comum  é inferior, imagina a minha produtividade, que sou uma pessoa devagar. Sim, eu sou devagar, sempre fui. Sempre tive dificuldades em aceitar os limites que essa "vagareza" me impõe.

No entanto, eu tenho observado algumas manifestações que seguem uma filosofia que diz que a vida para ser bem vivida deve ser vivida por inteiro, e que para isso é preciso desacelerar, não correr tanto, simplificar a vida, usar os sentidos e viver com calma o agora, o tempo presente.

Gosto disso. Gosto dessa idéia de desacelerar e viver com calma o dia a dia.

Será que esse é o caminho para ser mais produtiva? Ser mais feliz? Viver mais tranquila?

Estou tentando. Não é fácil desacelerar, se organizar para ser mais produtivo, mudar os pensamentos, mudar os hábitos. Comento mais erros que acertos, mas estou tentando desacelerar e ao mesmo tempo fazer mais em menos tempo, ou seja ser mais produtiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite para deixar sua opinião, se possível, uma crítica construtiva!