sábado, 12 de julho de 2014

Que orgulho é esse?


Hoje essa idéia: mudar... Parece sensacional! O mais legal disso é que na maioria das vezes podemos mudar de idéia, se arrepender e consertar!

Quase tudo dá para mudar... Quase tudo. Porém é esse quase aí que tem que servir como alerta. Por exemplo, o Jogo Brasil x Alemanha, em nossa casa, nas quartas de finais, foi uma derrota histórica e catastrófica de 7x1 para Alemanha, não só para os jogadores e o técnico perderam,  foi uma derrota sofrível para toda a torcida brasileira, que foi atacada em sua fé e esperança de vencer,  e ainda mais para as crianças, que até agora estão sem entender nada.

Agora, com 41 anos, eu já estou mais acostumada as decepções na vida, descobri que não tenho o controle sobre o mundo, mais ainda posso controlar as minhas escolhas e ações.

A seleção brasileira perdeu de forma vergonhosa, e dai? O que tenho eu com isso? O que ganho? O que perco?  Eu perdi um pouco da alegria e do orgulho, sim, quando nosso time ganha fica aquele orgulho dentro da gente. O que ganhei? Uma oportunidade de olhar melhor para meu time, aprender com essa derrota. Afinal porque a seleção brasileira perdeu?

Na minha modesta opinião, sem influência dos comentaristas, e sabendo que eu não entendo de futebol e não sou nenhuma estrategista técnica, vamos ver o que eu vejo:

1. Apostamos tudo no Técnico Filipão, que na minha opinião, não deve ter consultado ninguém, parece que ele agiu apenas seguindo os seus instintos.

2. Outro erro do Técnico (que todo brasileiro acreditava ser o melhor homem para comandar a seleção) foi escolher apenas um homem, o Neymar, para o ataque, ou vocês vêem outro atacante na nossa seleção?

3. Fora a experiência, vamos apostar na juventude!!!! Parecia esse o tema da Seleção. O jogador mais experiente da seleção era o Goleiro, todos os outros eram meninos. Sei que todos são bons jogadores, nos times que trabalham separados pela Europa, mas é bem diferente jogar uma Copa do mundo, né não?  Será que não tem nenhum jogador do Brasil que já tenha participado da copa que está em condições físicas para jogar com esses novos jogadores? Será que não deveríamos valorizar um pouco mais da experiência dos mais velhos?

4. Falando em experiência... Será que ninguém aprendeu nada na final da copa de 89, em que um jovem craque genial se tornou obsoleto quando não jogou nada e o Brasil inteiro chorou uma derrota de 3x0 para França?

5. Sem o líder e capitão no campo, e sem o craque genial, como o Brasil deveria entrar no campo para enfrentar uma seleção de experientes e excelentes jogadores como a seleção da Alemanha? Para mim é muito simples, deveria ter entrado no campo de forma mais humilde possível diante da superioridade da outra seleção, por isso, deveria ter escalado um time extremamente defensivo para não sofrer o massacre que sofreu.  E mais, deveria ter usado toda a sua força para jogar todos unidos como um time, por todos os 200 milhões de brasileiros e lutar juntos defendendo sua nação.

6. Quando eu assisti o jogo da Alemanha x Costa Rica eu fiquei orgulhosa da Costa Rica que saiu do campo emocionada por ter conseguido a melhor campanha na copa de sua história e lutou até os últimos minutos com todas as suas energias, mesmo sabendo da superioridade técnica e tática da seleção da Alemanha.  Será que ninguém da seleção brasileira assistiu a este jogo?

7. Acho que esses foram alguns dos erros: pouca experiência dos jogadores, muito orgulho, pouca humildade, nenhuma estratégia tática, e muita pretensão do líder que acreditava ser o dono do segredo e sabia mais que todo mundo e fez o que tinha na cabeça sem consultar ninguém.

Para mim fica o aprendizado, espero ser humilde o suficiente para aprender com essa situação.

Quando eu tinha 17 anos o meu chefe na ocasião me chamou na sua sala para uma conversa depois que eu tinha cometido uma grande burrada, errei feio sabe?  Então ele me disse: Eu acredito que errar é humano, e que podemos aprender com nossos erros, mas que as pessoas inteligentes não precisam errar para aprender, elas aprendem não só com seus erros mais também com os erros dos outros. Procure não errar mais!

Pois é, procure pensar antes de agir, porque tem algumas coisas que não dá para voltar atrás, mesmo que mude de idéia é preciso assumir as consequências das escolhas que já fez.

Tem coisas que a primeira vista parecem idéias ótimas como uma escova progressiva por exemplo... E tem gente que se dá bem com a tal da escova. Eu por exemplo acho que a minha melhor idéia foi ter raspado a cabeça e voltar ao meu cabelo natural. E tem gente que acha que isso foi uma "loucura", por isso eu posso dizer que não existe um certo e errado, um manual prontinho para uma vida sem erros, tem coisa que você vai fazer e vai se arrepender. Então, mude, conserte seu erro. ou prefere ficar a vida toda lamentando o leite derramado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite para deixar sua opinião, se possível, uma crítica construtiva!