domingo, 24 de julho de 2011

Desafio da Dieta

Quinta-feira eu fui a Endocrinologista. Ela disse que estou saudável, mas estou com Triglicérides muito alterada.

O que são os triglicérides?
Triglicérides, ou triglicerídeos, são um tipo de gordura, composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Os triglicérides são a principal forma de estocagem de energia dos animais, que os acumulam no tecido adiposo na forma de gordura.

O tratamento para diminuir a taxa de triglicérides no sangue é o seguinte: eliminar peso para aqueles que estão acima do peso, diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de bebida alcoólica e, se necessário, tratamento medicamentoso.

No meu caso, engordei 20 quilos então não é segredo nem mistério: preciso emagrecer.

A minha médica passou uma dieta de 1.200 calorias por dia, cortou totalmente o açúcar, então, nada de doce, cupcakes, cookies e chocolates. Parece que será difícil, pois  eu não gosto de me privar de nada, muito mimada né?  Bem, pior é continuar como estou engordando três quilos por mês e prejudicando a minha saúde. Eu realmente nunca fiz dieta antes.

Sexta-feira, 22 de julho, comecei a dieta, sem o medicamento (um medicamento que a médica passou para evitar a absolvição de gordura).  Peguei o medicamento no sábado e comecei  a tomar imediatamente (1 capsula no almoço e outra no jantar, tenho medicamento para 30 dias). O desafio é conseguir comer apenas 1200 calorias diárias e fazer algum exercício.

Sábado eu fui ao mercado e comprei: requeijão light; pão light; iogurte light; abobrinha; chuchu; alface; tomate; kiwi; goiaba; morango; limão; ameixa;  Toda dieta tem que começar no supermercado né?

Ontem eu fiz a receita do pão mais light que encontrei, não leva azeite, nem óleo, nem ovo e nem leite.  Vou fazer desta dieta um desafio  mesmo. Não é porque estou de dieta que a comida tem que ser ruim né?

Bassote Nikon Jul-2011-24 015Bassote Nikon Jul-2011-24 016Bassote Nikon Jul-2011-24 017Bassote Nikon Jul-2011-24 021Bassote Nikon Jul-2011-24 029Bassote Nikon Jul-2011-24 031

Receita do Pão Light da Bassote

475 gr de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sal marinho

1 colheres de chá de açúcar

30 gr de margarina

30 gr de fermento biológico fresco

275ml de água (+ou-)

Mistures os três primeiros ingredientes e depois acrescente o fermento, misture aos poucos com água o suficiente para que a massa fique lisa e homogênea. Deixe a massa descansar até dobrar. Sovar a massa para tirar o ar, modele e coloque na forma de bolo inglês, untada com margarina, depois deixe descansando até dobrar de tamanho novamente, pincele com água e salpicar sementes de gergelim. Asse em forno pré-aquecido em 180°.


Sobremesa light de morango da Bassote

4 morangos e 1 iogurte de morango light (Corpus)

Lave e corte os morangos em pequenos pedaços, faça uma camada com a fruta e cubra com iogurte e faça outra camada com o restante dos morangos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite para deixar sua opinião, se possível, uma crítica construtiva!