domingo, 24 de janeiro de 2010

Aprendendo com calma

Bassote 2010 120 

Ok… todos os dias ficamos um dia mais velho, e não é questão de idade ou tempo, é questão é que somos matéria viva, e sofremos a deterioração natural que todas  as coisas vivas sofrem. O ser humano vive em média 70 anos? E eu que viver gostaria de viver bem até 100 anos. Por que não?

Quando as pessoas dizem que não querem viver até os 100 anos, pois estarão velhos e decrépitos sem controle de suas funções vitais, eu penso que também é possível, talvez não seja provável, mais é possível ter ainda saúde e estar bem aos 100 anos. Então, esse é meu desejo, minha vontade, minha meta, meu objetivo: viver muito e é claro viver bem.

Pra viver até os 100 anos eu precisarei ter 40, 50,60,70,80,90… preciso aprender a envelhecer! Estou com 37 anos e não é fácil, há quase uma década que eu tenho cabelos brancos, a minha pele já apresenta manchas do sol, agora já preciso examinar o coração e ter autorização do cardiologista para fazer exercício físico de alto impacto. E olha que sou bem saudável, não sinto dores e não tenho doenças crônicas, tenho peso ideal desde que nasci, nunca fui internada, ou fiquei doente. Mas, eu não cheguei  nem na metade do caminho.

Os garotos e garotas já me chamam de “tia”, acho que já sou “tiazinha”. E muitas pessoas já presumem que minha sobrinha é minha filha, e acho que em alguns anos as pessoas pensarão que eu tenho netos. E todos me perguntam se não vou ter filhos, se não vou casar ... e ficam me lembrando que o tempo está passando, que não sou mais jovem, nem adolescente.

Hoje em dia tudo é descartável, embalagens de água, copos, pratos, fraldas, lenços, absorventes, toucas, capas de chuva, sandálias… e de repente as pessoas também são descartáveis. Parece que quem tem 40 anos já é velho, já passou da idade, já não pode casar, nem ter filhos, nem começar uma nova carreira, nem pode tomar um porre ou sair de mochila nas costas para viver uma aventura. Por que não? O que impede uma pessoa de 40 anos de fazer essas coisas e até muito mais que isso?

Sempre me achei muito devagar, as coisas acontecem comigo depois de algum tempo, eu demoro pra processar, aprender, acreditar, agir… e para envelhecer. Todos estamos  passando por esse processo de envelhecimento, sejam crianças, jovens ou adultos, e neste momento, estou aprendendo, d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o, como é de meu feitio, aprendendo a envelhecer e ser feliz.

Não me apresse, não sei fazer nada correndo, quero envelhecer devagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite para deixar sua opinião, se possível, uma crítica construtiva!