domingo, 23 de janeiro de 2011

Insegurança

Querido leitor,

Confesso que sou muito insegura no que diz respeito a cozinhar, que tenho vergonha de oferecer algo que fiz, achando que não está bom o suficiente, e se alguém disser que não está, eu acho que nunca mais volto à cozinha.

Bem, agora estou com uma lista com 20 receitas para testar. Coisas que nunca fiz, como recheios de tortas e quiches (e não faço idéia de como fazer) e tem também as massas dos cookies, bolos, tortas e principalmente pão. Eu já fiz bastante pão, usava apenas uma receita, era o mesmo pão em muitas versões diferentes, mas a mesma receita base. E, modéstia a parte, eles ficavam simplesmente fantásticos!

Fazia muito tempo que não fazia pão, retomei a atividade esses dias, fiz apenas duas fornadas de pães temperados e recheados com catupiry e com cheddar. Acho que ficaram bom! Então, ontem eu me preparei para o desafio de tentar fazer croissant. Massa folhada? Um pão clássico da culinária francesa? Será que eu não estou sendo muito pretenciosa? Será que vai ficar bom? Será que consigo fazer? E se der errado? E se ficar salgado? E se ficar sem sal? E se desmoronar? E se não crescer? E se a massa não folhar?

Foi pensando assim, e totalmente insegura da minha capacidade como padeira que eu fui fazer meu primeiro croissant. Para não desperdiçar material (eu já acreditava muito mais no fracasso que no sucesso) eu dividi a receita no meio e fiz apenas “meia” receita. Isso significa que usei apenas 300gr de farinha.

Sovei a massa, ela não dobrou de tamanho, mas cresceu, e depois eu fiz um processo meio atrapalhado de folhar a massa, acho que dobrei errado e espalhei a massa demais, talvez colocando muita força no rolo. No final eu ainda cortei os croissant tão pequenos que em vez de “mine-croissant” poderíamos chamá-los de “micros-croissant”. Modelei, pincelei e levei ao forno. Rendeu 60 micros-croissants.

Que eu tirei do forno e coloquei na grade para esfriar, mas que não chegaram a esfriar totalmente, pois eu, Breno, Maria Elisa e Mamãe comemos todos antes de esfriar. Eles ficaram deliciosos! Desmanchava na boca.

A minha idéia ao fazer os croissant no sábado a noite era tê-los para o café da manhã do domingo, mas eles não duraram nem 20 minutos fora do forno, e hoje no café da manhã eu não tinha nada para comer.

Fiquei tão arrependida, fiquei tão triste comigo mesma, tive um trabalho enorme para fazer meia receita, teria o mesmo trabalho para fazer a receita completa, a diferença é que eu teria croissant para o café da manhã. Fiquei pensando nisso por muito tempo, e cheguei a conclusão que preciso acreditar mais em minha própria capacidade.

Por isso, caro leitor, seja qual for o projeto que esteja envolvido tenha fé em você! Coragem! Arrisque-se!

Obrigado por me deixar compartilhar essa experiência com você.

Bassote Jan-2011-15 074 Bassote Jan-2011-15 075 Bassote Jan-2011-15 077

3 comentários:

  1. Ficou lindo e uma delícia!
    Parabéns!

    Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Ah querida, que bom que você gostou. na próxima fornada eu mando para você tá?

    beijo da Bassote

    ResponderExcluir
  3. Amiga continuo dizendo que você é muito prendada. Esta dando água na boca!!!! Huuummmmmmm !!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Aproveite para deixar sua opinião, se possível, uma crítica construtiva!