quarta-feira, 13 de abril de 2011

O pão de hoje

Era 5h30 da manhã quando eu coloquei as formas no forno.Foto 0998 (4)

Era 6 horas e a casa inteira cheirava a pão, a cozinha estava quentinha, tirei os pães do forno e fui fazer café.

Foto 1000 (4)

Eu PRECISAVA fazer pão! Smiley piscando Estava ansiosa para testar qualquer receita do meu livro novo.  Queria estrear o pincel novo que comprei, queria usar farinha de trigo integral… e consegui fazer tudo ao mesmo tempo. O pão ficou delicioso. Eu ainda fatiei um deles e levei para tio Adilson e tia Maria tomar café com pão fresquinho. Uma pena que a Sandra Valéria more tão longe, eu queria ter levado um pedaço para ela.

Bem, para quem quiser arriscar aos prazeres de “fazer pão”, segue a receita do meu novo livro, mas já com algumas adaptações:

PÃO MATINAL  DE GRANOLA

425 g de farinha de trigo (eu usei 200 g de trigo integral e 225 g de farinha de trigo normal)

1 1/2 colher (chá) de sal

50 g de açúcar mascavo claro (eu usei o escuro)

2 colheres (sopa) de leite em pó (eu usei desnatado)

1 colher (chá) de especiarias moídas (eu usei canela em pó)

2 colheres (chá) de fermento biológico instantâneo

25 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo grande

125g de granola com frutas, mais um pouco para salpicar (eu usei granola com banana e quinoa)

250 ml de suco de maça

50g de uvas passas (eu usei só 25g – Breno fica tirando as passas é horrível)

leite para pincelar

Mistura os cinco primeiros ingredientes. Adicione o fermento e mistura. faça um buraco no meio, adicione a manteiga e amasse. Adicione a granola, o ovo e o suco aos poucos, misturando até obter uma massa macia e homogênea.

Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha e sove até ficar lisa e elástica. Abra a massa e espalhe as passas. Sove um pouco até incorporá-las na massa.  Faça uma bola com a massa, coloque-a e,m superfície lisa e untada com um pouco de óleo. Cubra-a com filme de PVC e deixe crescer até quase dobrar de tamanho.

Quando a massa estiver com quase o dobro do tamanho, sove-a novamente. Divida-a em três partes e enrole cada uma das partes dando uma forma alongada.

Ajuste as massas em três fôrmas de pão de 500g untadas. Cubra com filme de PVC e deixe fermentar até dobrar de volume. Pincele com cuidado os pães com leite e salpique com um pouco de granola. Pré-aqueça o forno a 200°C. Asse os pães por 30-35 minutos ou até que estejam crescidos, dourados e soem ocos quando bater embaixo deles.

Acho que por causa da farinha integral o meu ficou mais pesado, e não cresceu para 3 pães, foram só dois.

Apontando para cimaAs fotos são do meu smartphone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite para deixar sua opinião, se possível, uma crítica construtiva!