domingo, 14 de março de 2010

Desmatamento

Você acredita que essa árvore não existe mais?

Bassote SF1 635

Eu tirei essa foto há alguns meses, é de uma árvore aqui do meu bairro, eu passo todos os dias nessa rua a caminho do trabalho. Grande foi o meu susto no dia que vi apenas o tronco da árvore, todas as suas folhas foram cortadas. Maior ainda foi o susto do dia seguinte quando não havia nem tronco e nem raízes, a árvore já não existia mais, nenhum sinal de que ela existira um dia.

Sinto falta dela. Penso que o dono da casa é um “desalmado” ou um imprudente que não pensa no planeta. Fico pensando se as raízes estavam atrapalhando ou abalando o alicerce da casa, porque não consigo pensar em uma justificativa para matar e extrair a árvore. Será que as folhas o incomodava? Será que era o barulho do vento nas folhas? ou será que era os passarinhos que se aninham por ali.

A casa está passando por uma reforma, e eu acredito que ele fará mais uma garagem. Deve ser aquele tipo de família que tem um carro para cada integrante ou dois carros para revezar em “dias de rodizio” .

Não quero dirigir minha indignação ao dono desta casa como se ele representasse todas as pessoas que não pensam no amanhã, nem no planeta que habitamos. Isso não seria correto! Mas eu gostaria que ele e outras pessoas pensassem melhor antes de agir assim, gostaria muito de trabalhar para conscientização de mais pessoa, que nós podemos sim fazer diferença, fazer uma parte que cabe a cada um de nós. Não significa que vai sair por ai plantando árvores, mas quem sabe preserva-las? Que tal ajustar o despertador para que seu banho não ultrapasse 15 minutos? Ou talvez  separar o lixo para reciclagem? E se não usar copos descartáveis? Ou usar menos sacos plásticos? 

Sei que pequenas atitudes do dia a dia poderia mudar esse planeta, não se engane pensando que não pode fazer nada, que o desmatamento só está acontecendo lá na Amazônia e que a responsabilidade é do “governo”, você e eu temos nossa participação e responsabilidade enquanto somos inquilinos deste planeta.

Por enquanto fica aqui apenas o meu lamento pela árvore que morreu e não existe mais nesse planeta, apenas em minha memoria e nesta foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite para deixar sua opinião, se possível, uma crítica construtiva!